Responsabilidade social e ambiental: MP-AP realiza evento em parceria com a Clínica de Direitos Humanos da Unifap sobre uso de mercúrio na Amazônia

Publicado em 07/09/2022 14:58:36. Atualizado em 19/04/2024 22:03:46.

e3960984 0884 4f77 a8a1 3475bd79c71d“Contaminação por mercúrio na Amazônia e os desafios para a implementação da Convenção de Minamata” foi o tema da Audiência Pública realizada na terça-feira (6), pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, em parceria com a Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal do Amapá (CDH/UNIFAP). O objetivo foi debater os efeitos do uso de mercúrio na Região Amazônica e a necessidade de regulamentação nacional sobre o tema, em cumprimento à Convenção de Minamata.

72d84171 e7a6 42da aaab 3b3561f14beaA iniciativa faz parte de um Projeto da Rede Amazônica de Direitos Humanos, e contou com a participação de professores, alunos e pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Oeste do Pará (UFOPA), além de advogados, cooperativas do setor minerário e profissionais da área ambiental e jurídica, bem como representantes do legislativo municipal, estadual e federal, do Poder Judiciário, de órgãos ambientais, de organizações não governamentais, estudantes e sociedade civil.

Compuseram a mesa de abertura da audiência, a procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei; o titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e cb8b031e 700e 4fba 8635 196bb49eb63bConflitos Agrários (2ª Prodemac), promotor de Justiça Marcelo Moreira; a coordenadora da CDH/UNIFAP, Linara Oeiras; o deputado Estadual Paulo Lemos, representando a Assembleia Legislativa do Amapá; os representantes da CDH/UFPA, Antônio Maués; CDH/UFAM, Silvia Loureiro; CDH/UFOPA, Conceição Cosmo e a residente da CDH/UFPA, Priscila Aroucha.

3fb594eb 2f58 4887 b352 9b5a5f2d914c“A Audiência Pública nos permite refletir sobre essa temática que é tão presente, mas ao mesmo tempo tão invisível em nossa região. O MP-AP está inserido ativamente nas questões discutidas no encontro e está sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos e apoio nesta grande causa”, disse Marcelo Moreira.

Pesquisadores apresentaram dados e informações sobre o uso e efeitos do mercúrio na Região Amazônica e as consequências para a saúde humana. O assunto foi debatido na abertura da programação do XIV Encontro da Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos, realizada no dia 5, com apresentação de pesquisas, além da discussão da Proposta de Regulamentação Legislativa da Convenção de Minamata sobre Mercúrio.

“É importante que o uso do mercúrio seja controlado e fiscalizado, pois apresenta graves riscos às nossas vidas e ao meio ambiente. Nosso propósito, enquanto Ministério Público, é incentivar o desenvolvimento de legislações mais firmes para limitar a utilização dessa substância”, frisou Ivana Cei.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto: Ana Beatriz Peres e Luiz Felype Santos
Coordenação Núcleo de Imprensa – Elton Tavares
Gerente de Comunicação – Gilvana Santos
E-mail: asscom@mpap.mp.br