Promotor da Educação palestrou em reunião de pais e mestres da Escola Maria do Socorro Smith

Publicado em 26/03/2018 12:17:17. Atualizado em 10/08/2025 23:57:32.

Palestra no CabralzinhoFazendo uma abordagem sobre os direitos e deveres da escola e da família na educação de crianças e adolescentes, o promotor de Justiça Roberto Alvares, titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação do Ministério Público do Amapá (PJDE/MP-AP), participou da reunião de pais e mestres da Escola Estadual Maria do Socorro Andrade Smith, no bairro Cabralzinho, na manhã do sábado (24). Além do MP-AP, a conselheira tutelar Rejane Gurgel, e o tenente Marcelo Moraes, do 6º Batalhão da Polícia Militar do Amapá, também participaram levando informações para a comunidade escolar.

A equipe pedagógica do educandário informou sobre as regras de boa conduta e convivência, calendário escolar, deveres dos alunos e também dos professores. Na ocasião, os motoristas que fazem o transporte escolar foram apresentados aos presentes e foram tiradas dúvidas a respeito das áreas cobertas pelo serviço.

Rejane Gurgel falou do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), principalmente em relação à disciplina em sala de aula, enquanto que o tenente Moraes, do Equipe da Escola com MPpoliciamento escolar responsável por efetuar as rondas no entorno de escolas, deu dicas de segurança e destacou a necessidade dos pais estarem atentos ao comportamento dos filhos e das suas relações pessoais e até virtuais.

Para a neuropsicopedagoga e professora da educação infantil, Tássia Cardoso, mãe de aluno, a reunião foi bem diferenciada por conta dos convidados que trouxeram muitas informações. “O que o promotor falou é muito importante para ficarmos atentos quanto ao acompanhamento diário das atividades escolares dos nossos filhos. Com certeza vamos levar muita coisa boa daqui hoje”, avaliou.

Promotor Roberto Alvares

O Promotor de Justiça iniciou agradecendo a Direção da Escola pelo convite e ressaltou os direitos e deveres da escola e dos alunos, bem como o papel da família como sendo fundamental nessa relação.

“Educação é diferente de conhecimento, que é diferente de aprendizagem, que é diferente de ensino. Educação vem do berço, e onde é o primeiro berço? É em casa. O dever da família é colocar bons costumes, bons valores, fomentar bons comportamentos nos seus filhos. O dever da escola é entregar aos nossos filhos um espaço adequado, com condições, profissionais preparados para interação social com limites, compartilhamentos, segurança e desenvolvimento cognitivo, fomentando a curiosidade por novas formas de saber, além disso uma vasta ampliação, tudo num bom espaço de convivência”, ressaltou Roberto Alvares.

 

 

 

 

SERVIÇO:

Gilvana Santos

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

Contato: (96) 3198-1616

E-mail: asscom@mpap.mp.br