Projeto Gabinete nas Escolas chega à zona central de Macapá e visita Escola Estadual Jesus de Nazaré

Publicado em 07/12/2019 15:17:12. Atualizado em 28/08/2025 16:05:57.

IMG 2500O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de Macapá (PJDE), realizou na tarde da última quinta-feira (5), mais uma visita do projeto "Gabinete nas Escolas". A Escola Estadual Jesus de Nazaré, localizada no bairro Jesus de Nazaré, foi à instituição de ensino contemplada com a presença do projeto.

O objetivo da visita foi reunir a comunidade escolar para que se pudesse criar um espaço de diálogo onde os problemas e desafios pelos quais a escola enfrenta fossem pautados e debatidos.IMG 2480

Para isso, o titular da PJDE, o promotor de Justiça Roberto Álvares, convidou representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEED/AP), Oberdan Alves, da Corregedoria-Geral do Estado do Amapá (CGE-AP), Kelly Freitas, da secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINF/AP), Augusto Teixeira, do projeto de Policiamento Escolar da Polícia Militar do Estado do Amapá (PM/AP), Tenente Eliel Reis, além dos pais, professores, alunos e dirigentes da instituição.

IMG 2482Os alunos presentes pontuaram sobre a falta de laboratórios adequados para as matérias de física, química e biologia; falta de banheiros adequados para os alunos do ensino integral que passam o dia todo na escola; falta de armários para que os alunos guardem seu material escolar, sobretudo os livros, visto que em alguns dias os estudantes têm que carregar quatro ou cinco volumes na mochila.

Além destes pontos, os alunos também denunciaram a falta de segurança na escola, relatando um episódio de furto dentro do ambiente. Por fim, houve reivindicação pela ampliação e reestruturação da sala de informática da escola.IMG 2510

Alguns pais se queixaram sobre os atrasos do transporte escolar de seus filhos que moram na zona rural do município, fornecido de forma gratuita pela SEED, e que tem prejudicado o ritmo acadêmico dos alunos que dependem desse transporte para chegar à escola.

A diretora do educandário disse estar muito feliz com a visita da PJDE na escola e ansiosa para ver os resultados do projeto.

IMG 2452"Estamos muito felizes com a vinda do MP-AP até a nossa escola, trabalho como diretora de escola há 10 anos e nesse período, eu jamais havia recebido, ou soube de um projeto como esse. Estávamos ansiosos pela visita da Promotoria de Educação", ressaltou a diretora Rubeneide Lima.

O promotor de Justiça, Roberto Álvares, conversou com a comunidade, ouviu seus anseios e escutou as necessidades da escola apresentadas por seus dirigentes e estudantes.

"É necessário que haja esse diálogo com a comunidade, professores, alunos, e órgãos competentes, para que nós possamos saber da realidade vivenciada pelos estudantes e assim, verificar de que forma podemos trazer melhorias para a escola", concluiu o titular da PJDE.

SERVIÇO:

Elton Tavares – Diretor de Comunicação

Texto: Nelson Carlos

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Contato: (96) 3198-1616

E-mail: asscom@mpap.mp.br