Planejamento Estratégico: Execução da estratégia 2020 e deliberações para 2021 foram abordadas na 1ª Reunião de Análise da Estratégia deste ano

Publicado em 01/05/2021 15:49:17. Atualizado em 28/03/2024 13:34:05.

RAE abrilO Comitê de Planejamento Estratégico do Ministério Público do Amapá (MP-AP) reuniu, nesta sexta-feira (30), com a Comissão do Planejamento Estratégico e gerentes de projeto para avaliar a Gestão Estratégica e os indicadores de 2020 e deliberar sobre os projetos que serão executados no atual exercício. A Reunião de Análise da Estratégia (RAE) ocorre a cada semestre e serve para apresentar os resultados, avaliar o desempenho, efetuar ajustes, traçar planos e deliberar sobre projetos estratégicos a serem executados.

A Comissão do Planejamento Estratégico apresentou dados da execução do Planejamento Estratégico Institucional 2020-2029 (PEI), com resultados alcançados, bem como os índices nacionais sobre o posicionamento do MP-AP no Radar Estratégico do Ministério Público brasileiro e percentual alcançado de alinhamento ao Planejamento Estratégico Nacional (PEN).

Comitê PEI“É a primeira reunião de 2021 para fazer análise do que foi feito em 2020 e, por conta da pandemia, aquilo que se planejou não foi possível atingir plenamente.  Por isso estamos aqui para apresentar o que foi executado, por meio dos portfólios de processos, projetos e de obras, bem como os resultados alcançados e o que precisa ser corrigido para 2021”, iniciou Eliana Pinho, diretora do Departamento de Planejamento.

Em seguida, o servidor Éder Ney Gouveia falou dos processos e índices de Transparência e preenchimento do Radar Estratégico, enquanto que o servidor Mardem Amorim fez explanação do portfólio de projetos. Por conta da pandemia, foram suspensos 5 projetos, cujas execuções necessitavam de aproximação com a comunidade, com sete em execução, sendo que quatro foram finalizados.

O promotor de Justiça Marcelo Moreira, fez a defesa oral, por meio virtual, do projeto que pretende gerenciar, voltado para a área ambiental. “É um projeto de conscientização, focado no Complexo Cidadão da Zona Norte. Tomamos como referência, tentando adaptar nossa atuação às dificuldades da pandemia, a implementação da agenda A3P, que é a agenda ambiental da administração pública que trata da sustentabilidade do planeta, na qual a gestão pública tem um papel importantíssimo nesse programa regulamentado pelo Ministério do Meio Ambiente no ano 2000”, argumentou o promotor de Defesa do meio Ambiente.

Comissão PEI“Essa reunião periódica é uma exigência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), mas que consideramos muito necessária, principalmente para adequação dos projetos estratégicos que terão continuidade e avaliação de novas propostas para que os membros do Comitê possam averiguar se são exequíveis. O nosso trabalho não para e precisa caminhar conforme planejamos”, destacou João Furlan.

Os membros do Comitê presentes à reunião avaliaram os projetos e discutiram sobre as ações para ajustar indicadores e metas, deliberando sobre os projetos estratégicos para 2021.

As deliberações foram conduzidas pela presidente do Comitê de Planejamento Estratégico, a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, e pelos membros: a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Clara Banha; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais, Nicolau Crispino; o chefe de gabinete, João Furlan, e o secretário-geral, Alexandre Monteiro, respectivamente, coordenador e gerente da Comissão de Planejamento Estratégico Institucional.

“Mesmo em regime extraordinário de trabalho, a fim de prevenir o contágio pelo novo coronavírus, conseguimos avançar, principalmente no cumprimento das metas do Planejamento Nacional, mantendo nosso índice de transparência excelente. A equipe do Planejamento Estratégico está de parabéns, pois não é fácil fazer esse acompanhamento e mensurar resultados nessas condições excepcionais de trabalho remoto”, manifestou Ivana Cei.

 

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Gerente de Comunicação – Tanha Silva

Núcleo de Imprensa

Texto: Gilvana Santos

Contato: (96) 3198-1616

E-mail: asscom@mpap.mp.br