O MP Comunitário, do Ministério Público do Amapá (MP-AP), reuniu, na quinta-feira (24), com a Associação dos Hansenianos e Amigos do Amapá (ASSOHAAP), pacientes em tratamento e técnicos do Centro de Referência em Tratamento de Doenças Tropicais, no auditório do CRDT. Estiveram presentes cerca de 40 pessoas, pacientes em sua maioria, que explanaram acerca das suas necessidades e perspectivas em relação à associação.
Como parte do procedimento administrativo instaurado no MP Comunitário, o encontro tratou dos interesses e dificuldades dos hansenianos, que apresentaram questões como auxílio-saúde do INSS, descentralização do atendimento aos pacientes residentes fora da capital e, ainda, acerca do preconceito relacionado à doença.
A enfermeira Inês Ribeiro, diretora do CRDT, que também teve a doença e fez o tratamento no Centro, informou que já pensam, justamente, nessa descentralização para facilitar o atendimento aos pacientes nos municípios. Frisou que já houve uma melhora nesse acolhimento e que o Centro possui mais profissionais capacitados para tratar não somente a doença, como também o psicológico e o social do paciente.
O gerente do MP Comunitário, José Villas Boas, mediador neste processo, já agendou as próximas reuniões, que acontecerão nos dias 1º e 7 de outubro, no auditório do CRDT, para continuar as tratativas, especialmente quanto ao recebimento dos aluguéis atrasados e a recomposição da diretoria da Associação.
SERVIÇO:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616/(96) 8121-6478 Email: asscom@mpap.mp.br