O Ministério Público do Amapá (MP-AP) promoveu, na última segunda-feira (2), a entrega dos certificados do Curso de Mediação de Conflitos. A capacitação, que fez parte do projeto estratégico “MP Restaurativo”, visou preparar os participantes para mediarem conflitos por meio de intervenções dialógicas.
O evento contou com a participação do professor-doutor Adolfo Braga Neto, que é coordenador do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (IMAB) e também foi quem ministrou o curso durante as etapas propostas.
O curso ocorreu em duas etapas, sendo que a primeira foi dividida em quatro eixos. A primeira fase foi o Módulo Teórico, com os eixos: Epistemologia, Ética, Conhecimento Mínimo em Direito e Mediação de Conflitos – Teorias, Modelos e Ferramentas. A segunda parte tratou da parte prática, com o Estágio Supervisionado.
O coordenador do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA), promotor de Justiça Milton Ferreira do Amaral Júnior, aproveitou para destacar a importância do curso para o Ministério Público e para a aplicação da mediação para evitar que conflitos cheguem a judicialização.
“A habilitação de mediadores oferecida pelo Ministério Público é o primeiro passo para que seus membros e servidores possam se adequar à realidade de efetivação da Justiça com maior empoderamento e autonomia das pessoas na solução consensual de seus conflitos. Assim, colaboramos para consolidação de uma sociedade livre, justa e solidária”, pontuou o promotor de Justiça e coordenado do NUPIA, Milton Ferreira.
O curso teve início em dezembro de 2018 e continuou durante o ano inteiro de 2019, encerrando agora, em dezembro deste ano. A certificação ocorreu para os 25 mediadores concluintes da etapa prática. Os demais receberão a certificação digital.
Serviço:
Elton Tavares – Diretor de Comunicação
Texto: Vanessa Albino
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: asscom@mpap.mp.br