MP-AP e Fecomércio renovam Termo de Cooperação Técnica para ofertar cursos profissionalizantes aos jovens

Publicado em 06/01/2023 16:26:48. Atualizado em 08/08/2025 03:15:07.

WhatsApp Image 2023 01 06 at 13.16.15 2Com o propósito de dar seguimento na oferta cursos profissionalizantes ao público jovem, a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio/AP), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AP), renovaram, nesta sexta-feira (6), o Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições. A iniciativa possibilitará a promoção de qualificações em Macapá e demais municípios do Estado com o objetivo de capacitação técnica e inserção no mercado de trabalho.

A assinatura ocorreu nesta sexta-feira (6), na Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco. O documento foi formalizado e assinado pela procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, e pelo diretor regional do Senac/AP, José Iguarassu, que representou o presidente da Fecomércio, Ladislau Monte.

Presentes na assinatura do Termo de Cooperação, o chefe de gabinete da PGJ, promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, o assessor técnico do MP-AP, José Villas Boas, a diretora de educação profissional e coordenadora pedagógica do Senac/AP, Obedi Magalhães e Cristina Albuquerque.

WhatsApp Image 2023 01 06 at 13.16.15"Com essa Cooperação Técnica com o MP-AP, que vem se renovando ao longo dos anos, nos possibilita interiorizar as nossas ações. Essa parceria nos permite fazer essa distribuição dos cursos no Estado, não somente nos municípios do interior, mas também nas periferias da capital. Para nós, é uma satisfação enorme ter o Ministério Público como parceiro e poder atender a população que realmente precisa de uma oportunidade e uma chance de se educar para o mundo do trabalho", destacou o diretor regional do Senac/AP.

A partir da segunda quinzena de janeiro, as qualificações serão ofertadas nos municípios de Tartarugalzinho e Laranjal do Jari, as quais são assistidas socialmente pelo Ministério Público do Estado do Amapá, mediante a execução de Processos Seletivos correlatos e regidos por Edital publicado pelo Senac ou outra forma de comunicação a serem publicados pelo Senac.

WhatsApp Image 2023 01 06 at 13.16.15 1A PGJ do MP-AP ressaltou a importância da atuação conjunta e agradeceu. “Agradeço pela continuidade da parceria com a Fecomércio/Senac. Com essa união de esforços com o Ministério Público do Amapá na causa de levar qualificação e oportunidades aos jovens dos municípios do Estado. Desta forma, contribuímos para o desenvolvimento do Amapá por meio das transformações sociais. São oportunidades de qualificação profissional que podem ser decisivas na vida do cidadão”, manifestou Ivana Cei.

Mais sobre a Cooperação

A parceria, iniciada em 2016 e renovada desde então, qualificou centenas de jovens dos municípios amapaenses. A realização de cursos ofertados se dará por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), executado com recursos próprios do órgão e uso da Carreta Senac Móvel de Informática e Gestão.

A iniciativa já promoveu, em todo o Amapá, os cursos de: operador de computador; agente de Projetos Sociais; Manicure e Pedicure; Agente de Limpeza e Conservação; Agente de Combate às Endemias; Curso de Panificação: técnicas e bases; Agente de Projetos Sociais; e Recepcionista em Meios de Hospedagem.

Responsabilidades

WhatsApp Image 2023 01 06 at 12.35.09De acordo com o documento, o Senac/AP fica responsável pela seleção e matrícula dos alunos; seleção, contratação e pagamento de instrutores; material didático, equipamentos e instrumentos de trabalho; orientação e acompanhamento pedagógico durante os cursos e emissão de certificado aos concluintes dos cursos;

Por sua vez, o MP-AP é responsável pelo local de realização dos Cursos que serão ofertados; estacionamento da Carreta Senac Móvel de Informática e Gestão; locomoção da Unidade Móvel de Informática de Macapá para os municípios; hospedagem do instrutor; conexão à Internet, para as aulas; vigilância da Carreta Senac (segurança patrimonial) e equipamentos que a compõem, bem como dos instrutores e dos alunos

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto: Elton Tavares e Luiz Felype Santos
Coordenação Núcleo de Imprensa – Elton Tavares
Gerente de Comunicação – Gilvana Santos
E-mail: asscom@mpap.mp.br