Nesta sexta-feira (23), o Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), realizou programação alusiva ao Círio 2022, que tem como tema “Maria de Nazaré, intercedei por nós: sem paz não temos alegria; sem amor não temos vida!”, e o lema “Não tem mais vinho” (Jo 2,3). Membros, servidores, estagiários e colaboradores participaram da celebração da missa em honra à Nossa Senhora de Nazaré no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco. A celebração foi conduzida pelo bispo Dom Pedro Conti.
A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré faz parte da programação do Círio. Mais de 100 instituições públicas e privadas, casas de devotos, empreendimentos e paróquias serão visitadas até véspera da procissão. O MP-AP é um dos locais que tradicionalmente recebe a imagem peregrina. O bispo Dom Pedro ressaltou que este Círio de 2022 é especial porque é o primeiro a ser realizado após dois anos, por causa da pandemia da Covid-19.
A imagem de Nossa Senhora foi recebida pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais do Ministério Público do Amapá, Nicolau Crispino, que representou a PGJ do MP-AP, Ivana Cei e a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos da instituição, Clara Banha.
Na oportunidade, Nicolau Crispino, que fez a primeira leitura, do livro do Eclesiastes, com uma reflexão sobre o tempo de Deus para tudo na vida. Em sua homilia, o bispo Dom Pedro fez uma preleção sobre o Evangelho lido, citando que a fé nos ajuda a entender a vida e que Deus nos dá condição para mudarmos. O sacerdote ressaltou ainda a respeito do papel das instituições públicas na sociedade.
Participaram também da celebração da missa a corregedora-geral adjunta, procuradora de Justiça Estela Sá, o secretário-geral do MP-AP, promotor de Justiça Alexandre Monteiro, o presidente da Associação dos Membros do Ministério Público do Amapá (Ampap), promotor de Justiça José Cantuária Barreto e os promotores de Justiça Felipe Menezes e Samile Alcolumbre Simões.
O procurador de Justiça Nicolau Crispino agradeceu a presença de todos, membros, servidores, equipe da Diocese na celebração, e reforçou, em nome da procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, que o MP-AP está à disposição da igreja no Círio de Nazaré. “Mais uma vez Nossa Senhora veio nos visitar e abençoar, ela está em nossos corações. Como seres humanos, buscamos assegurar o que nos é guardado na Constituição, que é a justiça. Agradeço, em nome da procuradora-geral, Ivana Cei, por este momento de fé e união. Bom Círio para todos nós”.
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto: Luiz Felype Santos e Mariléia Maciel
Coordenação Núcleo de Imprensa – Elton Tavares
Gerente de Comunicação – Gilvana Santos
E-mail: asscom@mpap.mp.br