Finalizou, nesta quinta-feira (13), a programação da “Ação Criança 2022”, realizada pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ), destinada aos alunos da Escola Estadual Sílvio Camilo, localizada no bairro Chefe Clodoaldo, zona Sul de Macapá. O encerramento, realizado no Bioparque da Amazônia - Arinaldo Gomes Barreto, contou com a presença de aproximadamente 100 crianças.
O evento, coordenado pelo CAO-IJ, é realizado em parceria com as Promotorias de Justiça da Infância e Juventude de Macapá e Santana, e com o CAO Ambiental do MP-AP. A edição contou ainda com o apoio da Associação dos Membros do Ministério Público do Amapá (AMPAP), Núcleo do Programa do Livro Didático (NUPROLID/SEED), Grupo de Voluntários de Macapá do Greenpeace Brasil, da Companhia de Artes Uirapuru e do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá.
A programação da “Ação Criança” iniciou na segunda-feira (10), na Escola Estadual Sílvio Camilo, com atividades direcionadas à conscientização ambiental, como a “Feirinha de Frutas”, que abordou conteúdos escolares e propiciou debate sobre temas ligados à saúde e ao meio ambiente. No segundo dia de Ação os alunos participaram de oficinas de protagonismo socioambiental, conduzidas pelo Grupo de Trabalho (GT) Educação em Ação Direta do Projeto Escola, do Greenpeace, onde tiveram a oportunidade de visitar a exposição “Recifes de Corais da Amazônia” e conhecer mais sobre este bioma.
No encerramento, o evento contou com visitas guiadas pelo Bioparque da Amazônia - Arinaldo Gomes Barreto, lanches no espaço de convivência, contação de histórias e apresentações teatrais da equipe do NUPROLID e da Cia de Artes Uirapuru.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MP-AP, promotor de Justiça Miguel Angel Ferreira, destacou a importância de proporcionar atividades como essa para a comunidade escolar.
“Todos os anos na semana da criança, o CAO-IJ promove ações voltadas à infância. Essa é uma programação muito esperada pela unidade pois é um momento que nós vamos até as escolas, em contato direto com eles, e podemos falar e demonstrar a importância que as crianças e os adolescentes têm para o Ministério Público”, pontuou o membro do MP-AP.
Ação Criança
O evento é realizado anualmente pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MP-AP, e tem como finalidade o diálogo interinstitucional e a atuação do Ministério Público junto à comunidade. As ações abordam de maneira lúdica e contextualizada temas importantes à defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Participaram da programação a procuradora de Justiça e coordenadora-geral dos Centros de Apoio Operacional (CGCAO), Judith Teles; o titular da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Macapá e secretário-geral da PGJ, promotor de Justiça Alexandre Monteiro, que representou a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei; o coordenador das Promotorias da Infância e da Juventude de Santana e presidente da Ampap, promotor de Justiça José Cantuária Barreto.
A coordenadora-geral dos CGCAO agradeceu aos parceiros, a equipe do educandário, aos pais e responsáveis e às crianças que participaram do evento. “As crianças são o nosso futuro e é muito gratificante proporcionar e fazer parte de momentos como este”, frisou Judith Teles.
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto: Fernanda Miranda e Luiz Felype Santos
Coordenação Núcleo de Imprensa – Elton Tavares
Gerente de Comunicação – Gilvana Santos
E-mail: asscom@mpap.mp.br