Inauguração do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de DinheiroNa manhã desta sexta-feira (7), membros e servidores do Ministério Público do Amapá (MP-AP), autoridades e a sociedade em geral reuniram-se, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, para a inauguração do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro, do MP-AP (LAB-LD).

O LAB-LD é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça, com interveniência da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). Constituído por um conjunto de equipamentos de alta tecnologia associada à metodologia específica voltada para o combate das organizações criminosas, o Laboratório visa à identificação, ao rastreamento e à recuperação de recursos, com o bloqueio de bens e contas bancárias, oriundos das atividades ilícitas de grande complexidade.

“É uma satisfação muito grande inaugurar o 1º Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro da região Norte. Agradeço imensamente aoProcuradora-geral de Justiça do MP-AP Ivana Lúcia Franco Cei ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por ter olhado pelo Amapá e não ter medido esforços em nos proporcionar mais esse instrumento de combate à corrupção. Estamos aqui para trabalhar com seriedade, compartilhando conhecimento e informações com as Polícias Civil e Federal, e executar um trabalho a contento do que a população espera”, ressaltou a procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Lúcia Franco Cei.

Representando o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Marques da Silva, disse que “o recurso público está sendo investido na sua finalidade, uma vez que o Estado passa a ter um laboratório com equipamentos que contribuirão para o combate à corrupção, integrando o Ministério Público do Amapá com o GEA para esgotar crimes, como a lavagem de dinheiro no Estado”.

Promotor de Justiça e coordenador do LAB-LD Flávio Costa CavalcanteO LAB-LD tem como coordenador o promotor de Justiça Flávio Costa Cavalcante, que, na ocasião, apresentou a estrutura do laboratório. “Viabilizamos todas as exigências físicas solicitadas pelo Ministério da Justiça, como controle biométrico, sistema de monitoramento, cerca elétrica, entre outros. É um momento muito importante para o MP-AP, para a sociedade, para a Polícia Civil e demais órgãos de combate à corrupção. Agora, vamos trabalhar com ferramentas modernas e garantir um trabalho mais efetivo”, disse Flávio Cavalcante.

O coordenador explicou, ainda, que o conjunto de tecnologias e conhecimentos técnicos será empregado no tratamento de grandes volumes de dados no curso de investigações de alta complexidade para cruzamento e análise de dados fiscais, bancários e telefônicos, a fim de apoiar as atividades de Promotores de Justiça e Delegados de Polícia em todo o Estado. Roberto Zaina coordenador da Rede de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro do Ministerio da Justiça

Roberto Zaina, coordenador da Rede de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro, do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, apresentou o funcionamento do LAB-LD. “Não posso deixar de ressaltar o esforço da equipe do MP do Amapá para a efetiva implantação do laboratório. Um instrumento que nasce forte, estruturado e com profissionais capacitados”, ressaltou Zaina.

No decorrer do ano de 2013, o Ministério da Justiça entregou softwares e hardwares necessários ao funcionamento do Laboratório. Em contrapartida, o MP-AP investiu em infraestrutura, diárias e passagens para que sua equipe técnica fosse treinada conforme previsto no Acordo de Cooperação.

O evento contou com a presença de membros e servidores e das seguintes autoridades convidadas: Secretário do Tribunal de Contas da União, Edilson Guedes; Chefe da Controladoria Geral da União, Fábio Santiago Braga; Auditor Fiscal da Receita Federal, Antônio Marcos Santos; e Chefe da Fiscalização da Receita Federal, Francisco Thadeu Cavalcante.

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Minstério Público do Estado do Amapá

Contato: (96) 3198-1616. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Diário Eletrônico

Edição Data Visualizar
214/2017 23/11/2017
213/2017 22/11/2017
212/2017 21/11/2017
211/2017 17/11/2017
210/2017 16/11/2017
209/2017 14/11/2017
208/2017 13/11/2017
207/2017 10/11/2017
206/2017 09/11/2017
205/2017 08/11/2017
204/2017 07/11/2017

Operação Eclésia

Processos Distribuídos
Res. 110/2014

Diário Oficial Eletrônico

Ouvidoria

Plantões

Espelho do MPAP

Reuniões dos Órgãos Colegiados

Nenhuma audiência agendada para os próximos dias.

Licitações Ao vivo

Nenhuma transmissão agendada para os próximos dias.