Plataforma Círculos em Movimento é lançada durante seminário no Amapá

Publicado em 09/10/2019 21:35:19. Atualizado em 28/03/2024 07:12:38.

Pauta sebrae 1Com o auditório do SEBRAE Amapá lotado, iniciou na manhã desta quarta-feira (09) o Seminário “Círculos em Movimento – Construindo Comunidades Escolares Restaurativas”, ministrado pelas pesquisadoras norte-americanas Kay Pranis e Carolyn Boyes Watson. Na ocasião foi lançada a plataforma “Círculos em Movimento” que tem como finalidade a difusão da Justiça Restaurativa e Cultura de Paz nas comunidades escolares, estimulando a realização de Círculos de Construção de Paz. O seminário prossegue até esta quinta-feira, dia 10 de outubro.Pauta sebrae 2

De acordo com a juíza Nelba de Souza Siqueira, titular da 3ª Vara do Juizado Especial Cível Central da Comarca de Macapá e uma das coordenadoras do evento, o seminário tem como intenção apresentar a importância de estabelecer os círculos de fortalecimento de relacionamento dentro dos ambientes escolares. “É fundamental estimularmos essas práticas em nossas escolas, pois percebemos o impacto positivo que elas produzem não somente no ambiente escolar, mas também no seio familiar e por consequência em toda a sociedade”, ponderou a magistrada.

Pauta sebrae 3Entusiasta das práticas restaurativas como possibilidade de transformação social, a promotora de Justiça Silvia Canela, coordenadora do Núcleo de Práticas Restaurativas do Ministério Público do Amapá (MP-AP), ressaltou o significado da escolha do Amapá para sediar o evento, destacando o bom trabalho que vem sendo desenvolvido no estado.

“Já são cinco anos nesta caminhada, e para nós é muito gratificante poder ter nosso estado escolhido para sediar o lançamento deste projeto. E este trabalho que as pesquisadoras vem desenvolvendo com muito amor é justamente para que nossas crianças aprendam desde pequenos a construir relacionamentos saudáveis”.Pauta sebrae 4

Durante a primeira etapa do encontro ocorreram apresentações dos projetos já desenvolvidos no estado, como o E-Paz, onde foram abordadas as contribuições do Poder Executivo na Política de Pacificação, e o Projeto Escola Restaurativa, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Amapá, Ministério Público do Amapá em parceria com outros órgãos governamentais.

Pauta sebrae 5A plataforma é iniciativa da Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul (AJURIS) em cooperação com a organização não-governamental Terre des Hommes, Unesco/Criança Esperança e SESI, tendo como base o manual de práticas elaborado pelas professoras ministrantes do seminário. O estado do Amapá foi um dos três estados escolhidos para sediar o evento.

Segundo o presidente do Instituto Terre Des Hommes, Renato Pedrosa, a plataforma é um espaço de sensibilização acerca do tema e compartilhamento de informações. “É mais uma ferramenta de fortalecimento desta rede de Justiça Restaurativa, é bem fácil, intuitivo e qualquer pessoa interessada pode ter acesso”, explicou.

Serviço:

Com informações Da Assessoria de Comunicação do TJAP

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

Contato: (96) 3198-1616

E-mail: asscom@mpap.mp.br