Núcleo de Práticas Restaurativa do MP-AP realiza oficina para jovens do projeto “Comunidade Restaurativa”, em Santana

Publicado em 19/02/2019 17:27:30. Atualizado em 19/04/2024 15:34:15.

oficina para jovens 2O Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas do Ministério Público do Amapá (MP-AP), ministrou nos dias 12 e 13 deste mês, uma oficina sobre Práticas Restaurativas para jovens da comunidade do Ambrósio, pertencentes ao projeto “Comunidade Restaurativa”. A capacitação foi realizada na Escola Estadual Afonso Arinos - sala UBUNTU, em Santana. O objetivo da qualificação foi fortalecer valores e oferecer ao público alvo ferramentas de prevenção à violência e de disseminação da cultura de paz.

Na ocasião foram 50 adolescentes capacitados em 16 horas/aulas, a partir dos temas trabalhados ao longo da oficina, como: Mudança de paradigma, escuta,oficina para jovens 444 pergunta, reflexão, comunicação não-violenta e círculos. Assim, os adolescentes puderem conhecer caminhos para a construção de relacionamentos, fortalecimento de relacionamentos e resolução de conflitos através do diálogo, de forma saudável.

oficina para jovensA oficina foi conduzida pelos formadores Elizalon Balieiro e Obedi dos Anjos, os quais avaliaram como um momento muito produtivo, onde os jovens terão oportunidade para colocar em prática os ensinamentos na própria comunidade.

Em outro momento, a servidora Dionária Mota teve o momento para compartilhar com os participantes da oficina a visão sistêmica sobre o tema: Constelação Sistêmica, um método de resolução de conflito interpessoal e transpessoal.

 

Parceirosoficina para jovens 3

A ação é resultado da parceria realizada entre o Tribunal de Justiça do Estado (TJAP), a empresa Amapá Celulose S.A. (Amcel), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Governo do Estado do Amapá (GEA).

Ensinamentos

O ensinamento dos círculos e da constelação sistêmica aos jovens podem desenvolver o senso de pertencimento, empoderamento e a união para que eles possam contribuir para a comunidade construir a transformação social pela Justiça Restaurativa com a participação de todos.

                                                                  

SERVIÇO:

Luanderson Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

Contato: (96) 3198-1616

E-mail: asscom@mpap.mp.br