MP+Saúde: Protocolo para enfrentamento dos casos de Covid-19 do MP-AP é avaliado em reunião

Publicado em 13/05/2020 22:36:24. Atualizado em 20/04/2024 01:03:45.

Reunião MPmaisSaúdeComo tratar os casos de servidores, membros, terceirizados e policiais militares do Ministério do Público do Amapá (MP-AP) com suspeita ou infectados por coronavírus foi a pauta da reunião remota realizada nesta quarta-feira (13), pela procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, e o chefe de gabinete e secretário-geral, em exercício, João Furlan, com o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas, Roberto Bastos, o médico do trabalho, Aristóteles Moura, e demais integrantes do Setor de Saúde Ocupacional e Qualidade Vida do MP-AP.

Inicialmente, a PGJ solicitou um relato dos casos existentes para que sejam avaliadas as possibilidade de afastamento e medidas a serem adotadas. O DGP vai encaminhar o levantamento dos caso registrados e os assessores técnicos José Villas Boas e Carla Pena, bem como o psicólogo Ricardo Barbosa, que atuam na saúde ocupacional da instituição, junto com a enfermeira Nívea Carvalho, ficaram de enviar um relatório com as medidas que estão sendo adotadas, em cada caso notificado.

mpsaúdeFoi discutida ainda, a possibilidade de utilização do novo Protocolo de Enfrentamento à Covid-19, conforme orientação Dr. Aristóteles Moura, para elaboração dos procedimentos internos de encaminhamentos. Um fluxograma foi encaminhado aos trabalhadores da instituição informando sobre os sintomas a serem observados, além de orientações de como proceder se perceberem alguma alteração e quando deverão comunicar a instituição para adoção das medidas para o tratamento e para afastamento do trabalho.  

Também foi levantada a provável edição de novo ato normativo prorrogando o regime especial de teletrabalho, diante do incessante crescimento no quadro de infectados no Estado. De acordo com o boletim oficial divulgado na tarde de hoje (13), o Amapá possui agora 3.005 infectados; destes, 94 óbitos, com 862 considerados recuperados e 2.049 em tratamento, em hospitais ou em isolamento domiciliar.

“A nossa preocupação é dar toda assistência e orientações necessárias para aqueles que se dedicam à nossa instituição, a fim de que busquem o tratamento o quanto antes para que possam preservar a saúde”, manifestou Ivana Cei.

O Setor de Saúde Ocupacional e Qualidade Vida do MP-AP disponibilizou um número de telefone e o e-mail: saudeocupacional@mpap.mp.br, para dar melhores esclarecimentos ao público interno.

 

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Gerente de Comunicação – Tanha Silva

Núcleo de Imprensa

Coordenação: Gilvana Santos

Texto: Gilvana Santos

Email: asscom@mpap.mp.br