MP-AP, SESI-SENAI e parceiros finalizam preparativos para cursos e ações de saúde, limpeza e ambiental na Baixada Pará

Publicado em 16/07/2019 20:52:20. Atualizado em 29/03/2024 05:29:58.

Colorindo o Futuro1Uma reunião de alinhamento para a ação coletiva na Baixada Pará aconteceu nesta terça-feira (16), na Promotoria do Meio Ambiente, localizada no Complexo Cidadão Zona Norte do Ministério Público do Amapá (MP-AP), com representantes dos parceiros dos projetos “Colorindo o Futuro – Baixada Pará” e “SESI-SENAI nos Bairros”. As ações da segunda etapa iniciam na próxima segunda-feira (22) e culminam no sábado (27). Durante o encontro, foram definidas as estratégias e mobilização, e fechadas novas parcerias para as ações de saúde, capacitações e atividades lúdicas.

O projeto “Colorindo o Futuro – Baixada Pará” é uma iniciativa do MP-AP, por meio das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, de Urbanismo e Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOP/AMB), com o objetivo de promover dignidade, ações de cidadania e conscientização para questões ambientais. O Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) são parceiros do MP-AP e levarão para a Baixada Pará o projeto “SESI-SENAI nos Bairros”, que está garantindo mais saúde e capacitações para moradores de bairros carentes de serviços públicos.

A primeira etapa do Colorindo o Futuro – Baixada Pará aconteceu no mês de maio, em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), através da Secretaria de Manutenção Urbanística (Semur). Na ocasião foram retiradas 19 toneladas de lixo da área de ressaca, onde a comunidade da Baixada Pará habita há mais de 40 anos. Sem políticas públicas efetivas que garantam serviços e aparelhos sociais como escola, delegacia e Unidade Básica de Saúde (UBS), e ações de cidadania, os moradores sofrem o desamparo e os problemas sociais, sendo a iniciativa do MP-AP um caminho para oportunidades e atendimento coletivo.

Nesta esta segunda etapa, serão realizadas cinco oficinas de 22 a 26 de julho. Pelo SENAI-AP, Produção de Pizzas, Noções Básicas de Carpintaria e Noções Básicas de Hidráulica, comColorindo o Futuro disponibilidade de 60 vagas no total para moradores da área.

O Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) realizará os cursos de Criação de Arte e Fotografia, e Edição de Vídeo, com 16 vagas para cada oficina. A empresa Nutriama, localizada na vizinhança da Baixada Pará aderiu ao projeto e irá doar o material para a oficina de pizza e lanches. Outras empresas parceiras do SESI-SENAI estão aderindo ao projeto, assim como o Exército Brasileiro.

A culminância do projeto será no sábado (27), a partir das 8h, com as ações de saúde, que irá disponibilizar testes rápidos, Circuito Saúde e massoterapia. Na área de estética, cabeleireiro e limpeza de pele; para auxiliar na entrada no mercado de trabalho serão disponibilizadas orientações profissionais pelo SENAI; para melhorar o meio ambiente será feita a limpeza da área de ressaca, e a PMM irá disponibilizar serviço de gari e contêiner para a retirada de lixo antes e após a ação. Haverá ainda distribuição de sopa, sucos e mingau, apresentação do Balé do SESI, ginástica laboral, e aulas de dança. No final, os participantes dos cursos receberão os certificados.

A proposta é que em agosto seja realizada a terceira etapa com a pintura de 100 casas, instalação de lixeiras, oficinas de aproveitamento de óleo, garrafas pet e latas, e a oficina de audiovisual. Esta fase encerrará com um festival de vídeo, resultado do aprendizado ministrado para os moradores, que participarão como produtores e atores dos filmes que irá retratar a vida de quem mora na área e a experiência com o projeto.

Agenda de Cursos:

De 22 à 26 de julho

SENAI-AP

- Produção de Pizzas (20hs)
- Noções Básicas de Carpintaria (20hs)
- Noções Básicas de Hidráulica (20hs)

Hora: das 14 às 18hs
Local: nas dependências do SENAI-AP.

PRODAP

Oficina de criação de arte e fotografia (20hs)
Hora: de 08 as 12hs.

Edição de vídeo ShotCut (16hs)
Hora: de14 as 18hs.
Local: Prodap

SERVIÇO:

Mariléia Maciel - Assessora operacional – CAOP/AMB
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: asscom@mpap.mp.br