MP-AP reúne com gestores da SESA e do Hospital Sírio Libanês para debater novas ações de enfrentamento ao coronavírus no Estado

Publicado em 18/04/2020 16:10:04. Atualizado em 28/03/2024 09:49:52.

e1397c25 37f4 4ef4 9810 0fc80cc6b957Na noite da última sexta-feira (17), o Gabinete de Enfrentamento de Crise do Ministério Público do Amapá (MP-AP) reuniu, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, com gestores da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e equipe do Hospital Sírio Libanês - integrantes do programa “Todos pela Saúde”- para discutir as novas ações de enfrentamento ao coronavírus no Estado. O encontro foi conduzido pela PGJ, Ivana Cei.

Ao iniciar, a procuradora-geral de Justiça agradeceu a vinda da equipe do programa “Todos pela Saúde”, enfatizando a certeza de que a expertise dos consultores do Hospital Sírio Libanês (HSL) dará grande contribuição ao Amapá.

“Nosso trabalho tem sido incansável, ininterrupto, porque a população bate em nossas portas a qualquer momento em busca de ajuda. Temos que atender às demandas e buscar soluções. Mas, sabemos das dificuldades. Por isso, acreditamos na força da colaboração e da unidade, para sairmos o mais rápido possível dessa crise. Queremos que tudo dê certo, portanto, sejam bem-vindos e pedimos que continuem nos ajudando”, manifestou Ivana Cei.1c694866 f001 488b bba2 d0693a6ca79b

O coordenador do eixo finalístico do Gabinete de Gerenciamento de Crise e chefe de gabinte da PGJ, promotor de Justiça João Furlan, explicou que, visando justamente otimizar o trabalho da instituição e contribuir para a rápida solução de problemas, foram criados cinco Grupos de Trabalho (GTs), em diferentes áreas de atuação, intensificando o acompanhamento, pelo MP-AP, de todas ações relacionadas ao enfrentamento da Covid-19, no Amapá.

a4e84af7 1264 49ac 9337 17aa72d66425Os promotores de Justiça André Araújo, Fábia Nilci, Gisa Veiga e Alexandre Monteiro, que integram o GT - Estruturação da Rede de Saúde - e o chefe do Ministério Público Federal (MPF/AP), procurador da República Pablo Luz de Beltrand, também participaram da reunião, via videoconferência. Em seguida, o secretário de saúde do Estado, João Bittencourt, e a equipe do Hospital Sírio Libanês (HSL) apresentaram diagnóstico e as novas ações - algumas ainda em processo de validação, para o enfrentamento da pandemia no Amapá.

O médico do HSL, Alisson Veríssimo, coordenador da equipe, explicou que o trabalho inicia com medidas organizacionais, implantação de fluxogramas e protocolos, para otimizar e racionalizar o uso de recursos humanos e materiais.

“Nossa proposta é estruturar uma comunicação efetiva com o Amapá e mapear quais são as nossas necessidades de recursos frente às demandas em relação a progressão da patologia da Covid. Isso vai garantir utilizarmos o modelo de gestão de gerenciamento de crise para se antecipar aos problemas que podem causar um colapso no sistema de saúde”, explicou.8898c91e 327f 4df9 a974 56befa61cc54

Dentre as medidas, foi confirmada a instalação do segundo Centro de Atendimento Clínico ao Covid-19, que funcionará na Maternidade da Zona Norte. A utilização dessa estrutura hospitalar - para acolher pacientes com coronavírus - já vinha sendo defendida pelo MP-AP. Sobre a situação no município de Santana, o titular da Sesa informou que estão sendo armadas tendas, ao lado do Hospital da cidade, onde serão instalados os leitos de isolamento.

2137d2c5 d43a 4bf7 9910 10b22a76dce8Os consultores do Sírio Libanês frisaram que o cenário em crise muda rapidamente e que, por isso, vão adotar a metodologia de trabalho “ver e agir”, com prioridade para o que eles chamam de “blindagem” do Hospital de Emergências (HE) e Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), para mitigar ao máximo o risco de contaminação e proliferação do coronavírus. Todos os dados serão concentrados em gabinete de crise específico criado no Palácio do Setentrião.

As propostas serão compartilhadas a todo instante com os gestores da Sesa para a tomada de decisões. Atendendo solicitação do procurador da Repúblico Pablo Beltrand, as informações também serão compartilhadas com os membros dos MPs do Estado e Federal. A equipe do programa “Todos Pela Saúde” foi deslocada ao Amapá após articulação do senador Randolfe Rodrigues, junto ao Banco Itaú e à direção-geral do Hospital Sírio Libanês, diante do agravamento da crise no Estado.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação - Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Ana Girlene
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: asscom@mpap.mp.br