MP-AP promove workshop “cuidando de quem cuida” para voluntários do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas de Santana

Publicado em 06/12/2018 17:39:43. Atualizado em 18/04/2024 20:37:28.

Capa cuidando dem quem cuidaNa última quarta-feira (5), o Ministério Público do Amapá (MP-AP) promoveu a III edição do workshop “Cuidando de quem cuida”, aliado a uma programação especialmente organizada em forma de reconhecimento e homenagem a todos os voluntários que atuam no Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas de Santana. O evento foi realizado no Centro do Idoso, localizado no município.

Na abertura das atividades, a coordenadora do Núcleo, promotora de Justiça Silvia Canela, ressaltou o quanto o trabalho dos voluntários, profissionais de diferentesSilvia Canela áreas, tem sido fundamental para a difusão e o fortalecimento das práticas restaurativas.

“Esse é um momento super especial para mim, porque esse trabalho que nós fazemos no Núcleo é o resultado da doação e contribuição de muita gente. Foram tantos lindos encontros de pessoas que carregam dentro do peito o desejo de construir um mundo melhor. Agradeço imensamente a todos vocês que tiram um tempo do seu dia, abrindo mão, em muitos casos, até da sua convivência familiar, para atender a uma família em conflito, que você não conhece, nem tem alguma relação, mas vai lá e se doa com amor”, enfatizou.

Silvia Canela acrescentou, também, que a maior riqueza do trabalho realizado pelos voluntários consiste justamente no compartilhamento de saberes. “O conhecimento é o nosso bem mais precioso, mas sem dividi-lo acaba não servindo pra nada. Essa generosidade é linda e fico muito feliz de ter tido esse encontro com cada um de vocês, que me trouxe tanta alegria e amor. Sonho e acredito que ainda vamos construir muitas coisas juntos. Sinto imenso orgulho quando vejo os nossos voluntários levando as ferramentas para construção de um mundo de paz a tantos lugares diferentes. Parabéns e mais uma vez muito obrigada, do fundo do coração”, finalizou a promotora.

palestra PabloDia de cuidar de quem cuida da gente

Seguindo a programação, o psicoterapeuta Pablo Coelho realizou uma palestra sobre a importância da meditação, com exercícios práticos de relaxamento e concentração.  Pablo iniciou sua fala relembrando que o evento ocorria justamente no Dia Internacional do Voluntário.

“Queria destacar aqui o papel do altruísmo, ou seja, fazer algo sem querer nada em troca. Por que é importante ressaltar essa qualidade? Porque o ser humano é muitocertificado II interesseiro, até para amar. O altruísmo está ou não dentro da gente. É como se abríssemos uma porta para universo dizendo: estou aqui para servir. É exatamente isso que encontro aqui. Parabéns pelo belo trabalho”.

Após a sessão de meditação, todos os voluntários que contribuíram com a instituição em 2018 foram homenageados, com a entrega do Certificado de Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Núcleo e pela significativa contribuição para a promoção do acesso à Justiça Restaurativa e garantia dos direitos da comunidade santanense.

cetificado IIINa ocasião houve, ainda, a entrega do Kit Voluntário Facilitador, contendo prancheta e objeto de fala para auxiliar no desenvolvimento das atividades. Os certificados foram entregues pela promotora Silvia Canela e pela juíza Michele Farias, titular do Juizado Especial da Violência Doméstica da Comarca de Santana, e parceira do projeto.

Relaxamento e integração

Em seguida, após o coffe break, os voluntários puderam usufruir de massagens relaxantes, realizadas por acadêmicas de fisioterapia da Universidade Federal do Amapá aula de dança(UNIFAP); sessão de Reflexologia; espaço Polishop; aula de dança; oficina de maquiagem e atendimento médico feito pela Dra. Tatiana Torrinha, especialista em medicina do trabalho, que integra a equipe de Saúde Ocupacional do programa de Qualidade de Vida do MP-AP.

A programação encerrou por voltas as 12:30h com um círculo de celebração entre todos os participantes. A Facilitadora Chaska Combeaux, da Guiana Francesa, também estava presente, fortalecendo ainda mais os laços de integração e intercâmbio entre o MP-AP e organizações governamentais e ONGs francesas. 

Link do álbum de fotografias: https://goo.gl/kGRuZH

SERVIÇO:

Ana Girlene Oliveira

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Contato: (96) 3198-1616

E-mail: asscom@mpap.mp.br