MP-AP promove treinamento de capacitação para o uso profissional de Drones em aplicação Civil e Comercial

Publicado em 06/12/2018 11:57:19. Atualizado em 19/04/2024 23:57:07.

capaO Gabinete Militar do Ministério Público do Amapá (MP-AP) promoveu, na manhã desta quarta-feira (05), um treinamento para o uso profissional de Drones em aplicação Civil e Comercial, para membros e servidores da instituição e da segurança pública do Estado. O curso ocorre até a próxima sexta-feira (7), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco. O objetivo da qualificação é treinar e padronizar procedimentos para a operacionalização do uso de aeronaves remotamente pilotadas, direcionados a profissionais da segurança pública.

O procurador-geral de Justiça do MP-AP, Márcio Augusto Alves, acompanhado do chefe do Gabinete Militar do órgão ministerial, coronel da Polícia Militar (PM/AP), Antônio Jackson Silva, deu boas-vindas aos presentes e ressaltou a importância do conhecimento teórico e operacional dos drones para o público alvo da qualificação. O curso conta com a participação de 23 participantes de cinco instituições: Ministério Público, Polícia Federal, Policia Civil, PM/AP e Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP).

“Quero agradecer a presença de todos. O MP-AP busca cumprir diariamente sua missão institucional de garantir a defesa da ordem jurídica, do regime democráticoPGJ e dos direitos sociais. Para isso, esse treinamento é indispensável e surge como uma valiosa plataforma de observação e repressão a diversas condutas criminosas.”, ponderou o PGJ.

coronelO coronel Jackson, ressaltou que entre outras tecnologias existentes, os Drones ou Aeronaves Remotamente Pilotada (ARP), já utilizadas pelo MP, possibilitam uma visão global dos possíveis alvos, dessa forma, o equipamento será útil nas operações de inteligência e na fiscalização ambiental.

“O MP-AP tem acompanhado a evolução dos dispositivos e das tecnologias que podem ser empregadas nas ações desenvolvidas, entre as tecnologias existentes, os drones”, pontuou o coronel Jackson.

Entre os palestrantes convidados estão: Silvio Cruz Rangel e Jonas Felipe dos Santos Lima ambos especializados em Veículo Aéreo Não Tripulado (VANTs) em aplicações Civis e Comerciais pela Pontifícia de Paraná – PUC –PR.

“Hoje temos uma guerra da 4º geração. E os drones e VANTs possuem um poder de grande ajuda militar para combater possíveis crimes, adentrar lugares para realizar mapeamento de áreas e auxiliar na visualização. Além de ajudar nas identificações de indivíduos escondidos e/ou objetos perigosos para os agentes, e figuram como instrumentos bélicos”, ressaltou o instrutor Jonas Lima.

dronesEquipamento do MP-AP

No início de 2018, o MP-AP fez a aquisição de seis drones para o mesmo número de Promotorias de Justiça da instituição. Os equipamentos auxiliarão a produzir imagens e informações que ajudarão na fiscalização e proteção da Floresta Estadual do Amapá (Flota) e demais riquezas naturais amapaenses, além de dar mais dinamismo nas atividades de investigação e enfrentamento à criminalidade no estado.

“Os seis drones adquiridos pelo MP-AP serão úteis para melhorar a fiscalização por parte das promotorias. O equipamento auxiliará em vistorias e no enfrentamento da criminalidade”, pontuou à época o PGJ.

 

 

SERVIÇO:

Elton Tavares – Diretor de Comunicação

Texto: Anita Flexa

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Contato: (96) 3198-1616

E-mail: asscom@mpap.mp.br