Membros e servidores do MP-AP participam de palestra sobre gestão do patrimônio público

Publicado em 27/11/2020 19:50:25. Atualizado em 29/03/2024 06:06:13.

WhatsApp Image 2020 11 27 at 13.55.31Nesta sexta-feira (27), membros e servidores do Ministério Público do Amapá (MP-AP) tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra virtual “Gestão do Patrimônio Público”, ministrada pelo especialista em contabilidade pública e responsabilidade fiscal, Diego Duarte. A capacitação faz parte do programa permanente de treinamento institucional, com objetivo de aprimorar o controle patrimonial do MP-AP.

Na abertura, a procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Lúcia Franco Cei, destacou a parceria que vem sendo realizada há mais de um ano, tendo o suporte técnico e teórico do especialista Diego Duarte, que também é autor da obra “Manual de Controle Patrimonial nas Entidades Públicas”.WhatsApp Image 2020 11 27 at 13.55.23 1

“A gestão do patrimônio requer o envolvimento e o cuidado de todos. Nós, aqui no MP-AP, queremos e devemos servir de modelo para outras instituições. Por isso, preciso agradecer a nossa comissão interna pelo excelente trabalho que vem realizando, alcançando altos índices de excelência, controle e organização. De fato, com o apoio do nosso especialista, avançamos muito e hoje podemos nos orgulhar do nível que estamos chegando”, disse Ivana Cei.

O secretário-geral do MP-AP, promotor de Justiça Alexandre Medeiros, e o chefe de gabinete, promotor André Araújo, também estavam presentes. “A administração diuturnamente tem feito um esforço para que não falte absolutamente nada dentro dos setores, a fim de que possamos desempenhar sempre o melhor serviço, com as nossas habilidades. De forma exitosa, todos os dias estamos evoluindo nessa temática”, destacou o secretário-geral.

WhatsApp Image 2020 11 27 at 13.55.24 1Nesse mesmo sentido, a chefe da seção de controle patrimonial do MP-AP, Taise Viana, a gerente da Divisão de Material e Patrimônio, Mariana Ribeiro, e a presidente da Comissão de Inventários do MP-AP, Suellem Morais, cumprimentaram o palestrante e os mais de 80 participantes que acompanharam a atividade em teletrabalho, reforçando a importância desse aprimoramento e compreensão de uma nova cultura de cuidado com o bem público.WhatsApp Image 2020 11 27 at 13.55.43 2

Com larga experiência profissional, Diego Duarte, iniciou a palestra comparando a gestão patrimonial a dinâmica de uma corrida de rua. “Não é uma pista de 100 metros, onde o atleta corre muito rápido. Na verdade, está mais para uma maratona de três ou quatro horas de duração, quando o atleta ao cruzar a linha de chegada, embora exausto, comemora o fato de ter concluído a prova. Assim é cuidar o patrimônio público. É preciso persistência”, disse.

O palestrante, que também é professor de pós-graduação em contabilidade aplicada ao setor público, também discorreu sobre estrutura de responsabilização, rotinas de normatização interna de controle patrimonial, que atenda à legislação vigente, alcançando a conscientização sobre a movimentação adequada e correta dos bens patrimoniais.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação - Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Ana Girlene
E-mail: asscom@mpap.mp.br
Contato: (96) 3198-1616