Escola Verde: Projeto incentivado pela Prodemac e CAOP AMB encerra com Mostra Pedagógica

Publicado em 12/12/2018 17:55:17. Atualizado em 19/04/2024 11:38:16.

 

Encerramento Escola Verde8O projeto “Escola Verde: Horta Escola e Empreendedorismo Sustentável” encerrou as atividades de 2018 nesta quarta-feira, 12, com a II Mostra Pedagógica em Educação Ambiental, realizado pela Unidade de Educação Ambiental (UEA) da Secretaria de Educação (SEED). Para execução, o projeto recebe fomentos do Ministério Público do Amapá (MP-AP), através da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo (Prodemac) e Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOP/AMB). A exposição aconteceu na área externa da Secretaria.

 

O Projeto

 

O projeto consiste na plantio de legumes e verduras nas escolas estaduais, que têm o suporte técnico e são cuidadas pelos alunos e professores. O objetivo é incentivar a produção e consumo de alimentos orgânicos nas escolas e casas, e o empreendedorismo. Os alunos de 30 escolas participam do projeto, e recebem orientação técnica sobre plantio, cuidados e colheita, e os alimentos são utilizados na merenda escolar e comercializados na comunidade. Com o sucesso da iniciativa, o projeto se expandiu, e hoje há escolas que produzem plantas ornamentais e medicinais, e realizam oficinas para preparação e aproveitamento de alimentos.Encerramento Escola Verde10

 

Parceria

 

A parceria com a Prodemac iniciou há um ano, com a adesão que garantiu que multas de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e Ações Civis Públicas (ACP) fossem convertidas em material agrícola para fomentar o projeto. Pás, carrinhos de mão, ancinhos, enxadas, sementes, terra, sombrite, tábuas, entre outros tipos de material, foram repassados em forma de doação para a SEED, que encaminha para as escolas. Os técnicos da Promotoria fazem o acompanhamento da execução do projeto, que nestes doze meses recebeu do órgão ministerial a doação de aproximadamente R$ 19 mil reais em material.

 

Mostra Pedagógica

 

Encerramento Escola Verde1A culminância do projeto foi a Mostra Pedagógica, que reuniu o resultado do trabalho nas escolas, e foi dividida em quatro eixos temáticos, abrangendo também outros projetos da UEA, e além do Escola Verde, foram explorados a Iniciação Científica, Empreendedorismo Sustentável e V Conferência Nacional Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente. Os alunos e professores apresentaram as mudas de plantas, colheita e alimentos produzidos com os produtos das hortas. A professora da escola José de Alencar, Nelma Aood, disponibilizou no evento uma oficina de preparação de sanduiches, saladas e sucos, e aproveitamento de talos e cascas.

 

Alcione Cavalcante, engenheiro ambiental e perito da Prodemac, falou da relevância do projeto para a preservação do meio ambiente. “O sentimento é de gratidão por sermos parceiros de um projeto como este, e ver o resultado positivo exposto aqui e nas escolas que visitamos. Foi um projeto que iniciou pequeno, com dez escolas, e agora triplicou, o que mostra que o incentivo para ações de educação ambiental, quando são bem aplicados, o retorno é promissor. São dezenas de crianças e adolescentes que estão aprendendo na escola sobre boas práticas ambientais, e este aprendizado eles levam para dentro de casa e para o resto da vida”.

 

Educação Ambiental

 

Encerramento Escola Verde4A Prodemac incentiva com a doação de material, projetos de educação ambiental realizados escolas, associações e instituições sociais. As multas por crimes ambientais são convertidas em reparo do dano causado, ou doação de material para execução de projetos que tenham como foco a educação voltada para o meio ambiente. Cidadão Ambiental Mirim, projeto “O Meio Ambiente e a Inclusão Escolar e Social de Pessoas com Autismo”, ONG de proteção animal, peças de teatro com atuação no meio ambiente, entre outras iniciativas, também receberam insumos através da Promotoria.   

 

A chefe da UEA, Marcelina Neta, se pronunciou em agradecimento aos parceiros, em especial ao Ministério Público do Amapá (MP-AP). “Foi um ano proveitoso, de colheita, e no final temos esta mostra, que é o reflexo de um ano de trabalho com estes alunos e professores. Agradecemos ao MP-AP, em especial à  equipe da Prodemac e CAOP Ambiental, que supriram as necessidades materiais através dos TACs e Ações. Somos muito gratas à sensibilidade de todos, que abraçaram este projeto e estão no dia-a-dia acompanhando a evolução. Esperamos que em 2019 a parceria continue”.

 

Mariléia Maciel

Assessora Operacional –  CAOP/AMB