Cultura da paz: livro sobre mediação familiar é lançado no MP-AP

Publicado em 13/12/2018 14:13:03. Atualizado em 19/04/2024 03:52:26.

DSC 0897O professor doutor Adolfo Braga Neto lançou nesta quarta-feira (12), na Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco – doDSC 0807 Ministério Público do Amapá (MP-AP), o livro “Mediação Familiar: a experiência da 3ª Vara de Família do Tatuapé (SP)”. O lançamento fez parte da programação da primeira fase do “Curso de Mediação de Conflitos”, ministrado pelo autor, durante esta semana. A capacitação integra o projeto estratégico “MP Restaurativo” e visa preparar os participantes para mediarem conflitos por meio de intervenções dialógicas.

A qualificação, iniciada na última segunda-feira (10) e que encerrará nesta sexta-feira (14), é voltada para membros e servidores do MP-AP, além de representantes dos movimentos sociais. O evento é de responsabilidade do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA), com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do órgão ministerial.

O promotor de Justiça Milton Ferreira do Amaral Junior, coordenador do NUPIA, falou da importância do lançamento da obra no Amapá.

"Para nós é uma grande satisfação o doutor Braga Neto aqui conosco, um especialista em mediação que dedica a vida profissional ao tema. Estamos caminhando para a instalação do núcleo de práticas autocompositivas e temos várias experiências acontecendo, como as iniciativas em Santana, com a promotora de Justiça Silvia Canela e outras iniciativas decorrentes desse trabalho aqui no Estado do Amapá", manifestou Milton Ferreira do Amaral Junior.

A promotora de Justiça Silvia Canela, que coordena o Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas (NMCPR) no município de Santana, agradeceu a presença de Adolfo Braga Neto no Amapá e reforçou sua admiração e respeito pelo trabalho do especialista em conciliação.

DSC 0866Sobre o autor

Adolfo Braga Neto é coordenador do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (IMAB); graduado em Direito pela Faculdade de Direito da USP, pós-graduadoDSC 0844 "lato sensu" em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (1997), Especialista em Arbitragem, Mediação e Negociação pela FGV (2003). Mediador e Árbitro pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil IMAB e outras entidades brasileiras.

O autor também é professor do MBA Franquias da Fundação Instituto de Administração FIA, da Escola Paulista de Direito EPD, da Escola Paulista de Magistratura EPM, da Escola Superior de Advocacia ESA/SP, do Instituto dos Advogados de São Paulo IASP e titular da cadeira de mediação e Arbitragem da FIG-UNIMESP; professor convidado de universidades brasileiras e estrangeiras, supervisor em Mediação com 11 anos de experiência. Consultor da ONU e do Banco Mundial, bem como dos Ministérios da Justiça de Angola, Cabo Verde, Brasil e Portugal. Coordenador da Comissão de Mediação do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá.

DSC 0853“Estou feliz em lançar este livro aqui no Amapá, segundo estado onde a obra é lançada no Brasil, pois somente o Estado de SãoDSC 0833 Paulo já recebeu este evento. Principalmente no MP-AP, que no âmbito da mediação de conflitos está a frente de muitos MPs do país. O que já é feito aqui é excelente. Vocês acenderam uma chama que nunca se apagará”, comentou Adolfo Braga Neto.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Nicolau Crispino, que também é coordenador do CEAF, salientou a importância do momento para a conciliação no Amapá.

"A iniciativa foi muito importante para a cultura jurídica amapaense. O nosso procurador-geral de Justiça, Márcio Alves, é um incentivador dessa metodologia com eficácia comprovada”, pontuou Nicolau Crispino.

Participaram do lançamento as procuradoras de Justiça Judith Teles e Estela Sá. Também presentes a promotora de Justiça Socorro Pelaes e servidores do MP-AP.

Serviço:

Elton Tavares

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Contato: (96) 3198-1616

E-mail: asscom@mpap.mp.br