Coronavírus: MP-AP entrega matéria-prima para produção de máscaras de proteção para serem utilizadas por profissionais da saúde e segurança

Publicado em 26/03/2020 19:35:25. Atualizado em 16/04/2024 11:37:25.

WhatsApp Image 2020 03 26 at 16.15.52O Ministério Público do Amapá (MP-AP) prossegue com as medidas para conter a proliferação do novo coronavírus (COVID-19) no Amapá, e nesta quinta-feira (26), foram repassadas 100 placas de PVC transparente para produção de máscaras para atender a demanda de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O repasse ocorreu através da Promotoria de Meio Ambiente e Conflitos Agrários (Prodemac), que fez a entrega do produto para a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec).

Ainda como medida para combater o contágio, o promotor de justiça Marcelo Moreira, titular da Prodemac, informa aos representantes de empresas e pessoas físicas que tenham pendências extrajudiciais na Promotoria, que os acordos podem ser firmados e serão direcionados para ações de enfrentamento ao vírus.

A produção dos equipamentos é uma articulação de órgãos do setor de inovação que desenvolveram os protótipos. O grupo de estudos técnicos é formado pela Setec, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Fundação de Amparo às Pesquisas do Amapá (FAPEAP), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI-AP) e Grupo de Colaboradores Profissionais de Markers.

Ações do MP-AP para combater a pandemia

A adesão de forma colaborativa integra o conjunto de ações do MP-AP para conter o avanço do vírus no Amapá, que até este momento registrou 2 casos confirmados de contaminação. A Recomendação de nº 003/2020-GAB/PGJ pede que promotores façam a reversão de recursos judiciais e extrajudiciais para as ações de enfrentamento ao coronavírus. O promotor titular do Meio Ambiente, Marcelo Moreira, avalia juntamente com promotores das comarcas e equipe técnica e assessores, o modo de dar prosseguimento a estes procedimentos sem colocar em risco a vida pessoal dos envolvidos.

Atos, adesão aos Decretos do Governo do Estado e Prefeitura de Macapá (PMM), campanhas de sensibilização para que servidores, familiares e amigos fiquem em casa, condições tecnológicas para que membros e servidores trabalhem através de teletrabalho e apoio psicológico e de saúde, também fazem parte das medidas do MP-AP. A instituição pede ainda a adesão de servidores em campanhas de solidariedade para arrecadar alimentos, medicação e produtos de higiene, e passa agora a interagir com os órgãos parceiros para a produção de máscaras.

Produção de máscaras, respiradores e álcool em gel

O objetivo das instituições de pesquisas e inovação é produzir os protetores faciais para inicialmente serem doados aos profissionais que estão na linha de frente no combate à proliferação da COVID-19, como saúde e segurança pública. As máscaras serão produzidas em pequenas escalas em impressora 3D, no prédio da Setec. Os pesquisadores dos institutos e universidade federal e estadual se dedicam, ainda, ao estudo do protótipo de respiradores, que serão impressos também em impressora 3D e à produção de álcool em gel. Modelos de protetores como estes já estão em produção em outros estados, como Rio de Janeiro, através da Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doação

O secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, pede que sejam doados filamento do tipo PETG, elástico para impressoras 3D e acrílico transparente, para que as máscaras sejam produzidas. Quem quiser doar, pessoa física ou jurídica, pode acessar o endereço www.setec.ap.gov.br.

Rede de solidariedade para reverter TAC em ação de enfretamento ao vírus

O promotor Marcelo Moreira pede que representantes de empresas e cidadãos que tenham pendência processual na Promotoria de Meio Ambiente e queiram resolver o problema jurídico ambiental, que entre em contato para que as multas sejam convertidas em matéria-prima para produção de máscaras, respiradores e álcool em gel. “É importante que todos, sem exceção, exerçam a solidariedade, seja ficando em casa, fazendo doação para os mais necessitados ou colaborando com projetos desta natureza, que irá resguardar a vida de quem precisa trabalhar, para que os doentes continuem a ser cuidados nos hospitais, para que a segurança seja mantida, a cidade seja limpa, bem como pela saúde dos próprios pesquisadores, que também correm riscos aos sair de suas casas”.

Os interessados em resolver as pendências podem entrar em contato através do email: prodemac@mpap.mp.br

 

Mariléia Maciel – Assessora Operacional