Particpantes da palestraGuilherme Caselli de Araújo, oficial da Polícia Civil do Rio de Janeiro-RJ, especialista em investigação na rede mundial de computadores, ministrou palestra, nesta sexta-feira (11), na Procuradoria-Geral de Justiça - Promotor Haroldo Franco, a convite do Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). O autor do livro “Investigação Digital em Fontes Abertas” deu exemplos de pesquisa na internet com orientações aos membros, servidores e representantes das instituições que compõem o Grupo de Atuação Especial no Estado, participantes do evento.

 

O coordenador do GAECO, promotor de Justiça Afonso Guimarães, deu início aos trabalhos informando da necessidade de trazer mais conhecimento nessa área para aprimorar os trabalhos investigativos na atuação conjunta com as instituições de controle e segurança pública. “Promovemos este encontro para que, a partir desses momentos, possamos nos aproximar para que haja um fortalecimento das nossas relações institucionais para estabelecermos um combate às organizações criminosas, de maneira equiparada e bem articulada”, justificou Afonso Guimarães.

Palestrante Guilherme Caselli

“Sinto-me envaidecido e honrado com este convite e de poder falar um pouco da minha experiência aqui no Ministério Público do Amapá. Eu pesquiso muito essa área, e também fiz especialização na área de cyber-crimes, em Coimbra (Portugal). Este é o 12º MP que sou convidado a passar um pouco desse conhecimento que compartilho agora com vocês”, manifestou Caselli.

 

Afonso Guimarães encerrou agradecendo ao procurador-geral de Justiça, Márcio Augusto Alves, por proporcionar o evento e pela participação junto com os demais procuradores e promotores de Justiça, aos servidores do MP-AP e das instituições que compõem o GAECO, bem como agradeceu ao palestrante convidado.

 

Dr Afonso Guimarães“O objetivo era que abrissem os horizontes para a utilização das ferramentas disponíveis na internet para agilizar os procedimentos de investigação. E, com esta palestra abriu-se uma infinidade de possibilidades que, certamente, nós vamos procurar aprofundar para que o Ministério Público do Amapá e as instituições que estão juntas no combate à criminalidade possam evoluir”, finalizou o coordenador do GAECO.

GAECO

Os GAECOs são órgãos de operacionalização de atividades investigatórias criminais da estrutura dos Ministérios Públicos, criados com a finalidade de promover a investigação e a repressão do crime organizado. É formado por integrantes de diversos órgãos de investigação (delegados de polícia, policiais civis e militares, policiais rodoviários federais e estaduais, auditores das receitas federal e estadual, dentre outros).

 

Serviço:

Gilvana Santos
Assessoria de Comunicação do MP-AP
Contato: (96) 3198-1616
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

twitter: MP_AP

Facebook/ministeriopublicoap

Transmissão de reuniões dos órgãos colegiados

Nenhuma audiência agendada para os próximos dias.

ver todas    

Licitações Transparentes

CPL - Pregão Presencial 013/2017

Início: 30/08/2017 10:00:00
Fim: 30/08/2017 12:00:00

ver todas    

Informação