O Ministério Público da União (MPU)

O Ministério Público da União (MPU) abrange o Ministério Público Federal (MPF); o Ministério Público do Trabalho (MPT); o Ministério Público Militar (MPM) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Assim como em todo o MP do Brasil, o MPU tem assegurada sua autonomia funcional, administrativa e financeira, sendo as carreiras dos membros dos diferentes ramos independentes entre si.

Dessa forma, para ser membro do MPF, deve-se prestar concurso público para o MPF. Para ser membro do MPT, deve-se prestar concurso para o MPT, e assim por diante. Quanto à carreira técnico-administrativa, esta é única para todo o MPU. O candidato presta concurso público para o MPU e pode ser lotado em qualquer um dos ramos.

O procurador-geral da República é o chefe do MPU e do MPF, sendo também o procurador-geral Eleitoral. Nomeado pelo presidente da República, após aprovação do Senado Federal, cabe ao procurador-geral as atribuições nomear o procurador-geral do Trabalho (MPT), o procurador-geral da Justiça Militar (MPM) e dar posse ao procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
 

Confira
Onde está o MPU

SAF Sul Quadra 4 Conjunto C - Brasília / DF - CEP 70050-900
Telefone: (61) 3105-5100
Site: www.mpu.gov.br

 

Transmissão de reuniões dos órgãos colegiados

Nenhuma audiência agendada para os próximos dias.

ver todas    

Licitações Transparentes

Nenhuma transmissão agendada para os próximos dias.

ver todas    

Informação